Tutorial básico de games


Nós ouvimos vocês! Agora, com exclusividade, o primeiro tutorial do Indie Gamer Brasil: Tutorial básico de games.

Sobre o tutorial

Este é um tutorial básico de criação de games, para que você explore os conceitos e crie alguns jogos divertidos. Seu objetivo não é ensinar a criar produtos profissionais, bem acabados, mas mostrar o caminho para que qualquer um, com imaginação e disposição, possa criar games.

Este tutorial utiliza ferramentas simples, disponíveis em quase todos os computadores e gratuitas:
O HTML 5 e o Javascript estão disponíveis em qualquer navegador web moderno. Neste caso, em particular, eu utilizei o Chrome, da Google (http://www.google.com/intl/pt-BR/chrome/browser/), pois sua ferramenta de depuração de scripts é fantástica. Mas você pode usar o Firefox (http://br.mozdev.org/) com o Venkman (https://developer.mozilla.org/en-US/docs/Venkman), ou qualquer outro navegador moderno. Se ele não tiver um depurador de scripts, fica mais difícil, mas não é um grande problema.

Sim! Você vai criar um jogo em HTML 5 e Javascript, sem usar pacote algum (como Flash, da Adobe ou Silverlight, da Microsoft). E este jogo poderá ser transformado em uma aplicação móvel também!

Por que Javascript?

HTML e Javascript são simples e baratos, estando presentes em qualquer navegador. E o Javascript também é utilizado em vários outros frameworks de game, como: Unity (http://portuguese.unity3d.com/) e ImpactJS (http://impactjs.com).

O que você precisa saber

Infelizmente, é necessário saber programar, especialmente em Javascript. Mas isto não é um grande problema, pois você pode ir aprendendo em paralelo. Eis alguns tutoriais importantes:
Agora, se o inglês for um problema, tem alguns tutoriais em Português: 
 Eu tenho um livro chamado "Mobile Game Jam", publicado pela editora Brasport, que possui até versões em e-book (http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/4249489), se você quiser investir mais. 

Porém, não é necessário comprar o livro para seguir este tutorial. 

Em cada tutorial há um arquivo PDF explicando mais detalhes sobre o código-fonte.

O que vamos criar?

Vamos criar um game simples, chamado "Atravesse a rua". Existem "zilhões" de versões diferentes deste game, para várias plataformas. É um jogo simples, porém divertido, sendo mais fácil de programar.



Você é o pequeno círculo vermelho e tem que se esquivar dos carros e caminhões para chegar ao outro lado da rua.

A física deste jogo é simples, não requerendo o uso de "engines", e toda a renderização é feita em HTML 5, usando o Canvas.

Lições





Nenhum comentário:

Postar um comentário